Grupo Uirapuru mostra danças e músicas folclóricas

_

Com 30 dançarinos e oito músicos, o Grupo de Expressões Parafolclórico Uirapuru se apresenta neste domingo (16), a partir das 17h30, no Espaço São José Liberto, mostrando ao público o trabalho de fomento à cultura regional que desenvolve há 25 anos, iniciado no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP).


Sob a coordenação da professora Cláudia Peniche, o grupo valoriza as manifestações folclóricas do Pará e de outros estados brasileiros, tanto nas danças como no figurino.


A opção pelo folclore, segundo os coordenadores, se deu em função de ser “uma das expressões mais ricas da cultura popular. As músicas, as danças, as lendas e os mitos do Pará mostram ao turista a magia amazônica e a força das raízes culturais do homem da região”.



O carimbó, ritmo mais representativo do Pará, e o boi bumbá, que se constitui em um dos principais folguedos populares do Brasil, estão entre as manifestações apresentadas pelo grupo.

O trabalho do grupo já foi mostrado no Festival do Sesc, nas edições de 2003 a 2007; no Festival Brasileiro de Folclore, de 2001 a 2008; no Festival Internacional Dança Pará, de 2000 a 2007, e no Festival Nacional de Folguedos em Teresina (Piauí), de 2004 a 2009.

O nome do grupo remete a uma das mais conhecidas lendas da Amazônia, a do pássaro Uirapuru, cujo canto mavioso encanta a todos os seres da floresta, que param para ouvi-lo cantar.




Serviço: Apresentação do Grupo de Expressões Parafolclórico Uirapuru. Dia 16 de agosto, às 17h30, no Coliseu das Artes/ Espaço São José Liberto. ENTRADA FRANCA.



Ascom/Igama





Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso