Equipes da Paratur, Espaço São José Liberto e OS Para 2000 no estande "Pará, a obra-prima da Amazônia". Foto: Ascom/Paratur |
"Este evento, que já era uma referência, passa a ser um marco fundamental da força turística do Brasil", complementou Azevedo, que formalizou a abertura da feira ao lado do Ministro do Turismo, Gastão Vieira, e outros nomes do turismo brasileiro.
A feira é um espaço privilegiado de promoção, divulgação e vendas, que reúne agentes de viagens e fornecedores de turismo nacional e internacional. De acordo com a organização da Feira de Turismo das Américas, a expectativa de público nos cinco dias do evento é de 30 mil profissionais do setor e 50 mil consumidores.
A Amazônia está no centro da atenção dos participantes da Feira das Américas, tendo como carro chefe os Estados do Amazonas e do Pará, que este ano tem um grande estande e uma programação variada de música, culinária e artesanato.Com o nome "Pará, a obra-prima da Amazônia", o estande mede 150m² e visa promover o destino Pará através da divulgação de seus produtos turísticos nos mercados nacional e internacional.
Estande do Governo do Estado na 41ª Feira de Turismo das Américas. Foto: Fernanda Scaramuzzini/Ascom Pará 2000
|
Mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), sendo gerenciado pela Organização Social Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), o Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará é considerado referência de território criativo e turístico da capital paraense.
Na Casa do Artesão podem ser encontrados adornos, manualidades, bolsas, sapatos, peças decorativas e utilitárias, brinquedos de balata (tipo de látex) e de miriti (palmeira da região), bem como réplicas de cerâmicas arqueológicas e tradicionais, feitas por 50 produtores paraenses.Além dos setores de joias, gemas e artesanato, dentro do conceito de Economia Criativa, a gastronomia também está representada no Espaço São José Liberto, onde são comercializados licores, bombons artesanais e outros produtos típicos da culinária paraense.
Fortes atrativos turísticos locais, o artesanato e a culinária paraense têm destacado o Estado do Pará na feira. A gastronomia tem um espaço especial para degustação de outras iguarias, como licor de jambu, cupuaçu, queijo de búfala e bolinho de tapioca. O tradicional "Cheiro do Pará" também tem atraído visitantes ao estande com seu perfume peculiar, obtido pela mistura da raiz seca do Patchouli (herbácea da família das gramíneas) com outras raízes e cascas de árvores também perfumadas e típicas da região.
Atrações - Na área musical, entre outros destaques, haverá a apresentação de danças típicas do grupo Mistura Regional e, nesta quinta-feira (5), às 18 horas, a grande atração do Pará no palco central do Ministério do Turismo será a cantora Fafá de Belém, que leva ao palco um repertório atraente aos agentes e operadores que vendem o turismo paraense.
A participação do Pará no evento reúne, entre outros, Paratur, Setur, Abav-PA, Espaço São José Liberto, Pará 2000 (Hangar, Estação das Docas Mangal das Garças), além de empresas privadas, como a Amazon Icoming Service, especializada em cruzeiros e turismo de natureza.
“Esta é mais uma ação compartilhada entre o Governo do Pará, aqui representado pela Sedip, Setur, Paratur e outros órgãos, pela sociedade civil organizada, tendo a Abav como principal parceiro e a iniciativa privada. Nossa meta é dar continuidade à execução do Plano Ver-o-Pará, que sinaliza nossas estratégias para tornar o Pará líder em turismo na Amazônia até 2020”, disse Socorro Costa, que coordena a participação do Pará na Feira das Américas, que segue até domingo (8). A programação completa pode ser consultada no site www.feiradasamericas.com.br.
Texto: Benigna Soares/Paratur e Luciane Fiuza/Igama
Leia na Agência Pará de Notícias
Leia também: Show de Fafá de Belém é uma das atrações da 41ª Feira de Turismo das Américas/Abav
Ascom/Igama
Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário