Padre Adaílson Oliveira em momento de benção antes da abertura da exposição Joias de Nazaré 2019 Fotografia: Renata Cunha (ASCOM/IGAMA) |
Um público estimado em mais de duzentas pessoas acompanhou na última quarta-feira, 18, a abertura da exposição “Joias de Nazaré 2019 – Peregrinos na Fé de Maria”, realizada no Espaço São José Liberto. A tradicional programação começou com uma pequena procissão em que uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida pela Diretora Executiva do ESJL, Rosa Helena Neves, da Capela São José, passando pelo Jardim da Liberdade, até o Anfiteatro Coliseu das Artes. Na porta de entrada, a Santa foi recebida com uma “Ave Maria”, cantada pelo tenor Ériko Nery.
Em seguida, o padre Adaílson de Oliveira, da Igreja da Nossa Senhora da Conceição, iniciou a missa com a presença da comunidade do entorno do Espaço São José Liberto, designers participantes do Programa Polo Joalheiro, lapidários, autoridades do Governo do Estado e público em geral. Ao final da missa, o Coral Belencanto, do grupo Cynthia Charone, entoou cantos marianos em homenagem à padroeira dos paraenses. A solenidade de abertura iniciou após as bençãos finais e a exposição foi declarada, oficialmente aberta, com programação cultural do grupo “Frutos do Pará” que fez um show de carimbó com elementos que faziam referência ao Círio de Nazaré e à fé dos peregrinos.
Público confere as peças da nova coleção Fotografia: Renata Cunha (ASCOM/IGAMA) |
Em sua 16º edição, a Coleção Joias de Nazaré – Peregrinos na Fé de Maria poderá ser visitada em uma exposição de joia que foram criadas por 18 designers e criadores e produzidas por um rol de microempresas e empreendedores individuais, todas participantes do Programa Polo Joalheiro do Pará, além de 5 de estudantes de Design da Universidade do Estado do Pará que integram o Projeto Lua Nova, também implementado no Espaço São José Liberto.
Resultado de um diálogo entre criatividade | design | cultura e as diferentes técnicas de ourivesaria artesanal e industrial, as joias desta coleção reconhece na cultura e na fé índices de valor na sua produção ou fabricação. Na busca desta relação simbólica com a cultura e a fé foram criadas joias originais, exclusivas e autorais, características muito fortes das marcas de joias paraenses que comercializam as suas coleções no Espaço São José Liberto.
Visitação fica aberta ao público até 31 de outubro Fotografia: Renata Cunha (ASCOM/IGAMA) |
Todas as peças da coleção apresentam como uma de suas características e assinatura Origem Pará e seguem na sua produção as exigências do mercado, sem esquecer a valorização dos aspectos imateriais dos quais as joias devem ser expressão. A coleção “Peregrinos na Fé de Maria”, que tem direção criativa da designer paraense e professora do curso de Design de Produtos da Universidade do Estado do Pará, Rosângela Gouvêa, apresenta ao público, inicialmente, 150 peças, dentre pingentes, anéis, colares, pulseiras, berloques, terços, escapulários, tiaras e brincos, joias criadas e produzidas com metal precioso ouro e prata, 18 tipos de gemas preciosas e aplicações de materiais, como chifre de búfalo e madeira imbuia.
Desta forma, será encontrada na exposição um acervo de joias com crisoprásio, quartzo hialino, ametistas, peridoto, citrino, pérola, topázio azul, pérola barroca, granada, quartzo hialino bruto, turmalinas rosa e verde, rubi, diamante, opala, prasiolita, ágata vermelha e turquesa. A utilização de quartzo bruto na joia, por exemplo, é um belo exemplo de materiais aplicados a joias contemporâneas.
Participam da coleção “Joias de Nazaré 2019” as marcas paraenses de joias: DaNatureza, BL Joias e Acessórios, HB Design, Ivete Negrão, José Leuan, Rosa Castro, Yemara Ateliê, Francileudo Furtado e Rahma; os designers e empreendedores criativos: Altairley Mendonça, Brenda Lopes, Fábio Monteiro, Leila Vale, Rosáurea Simões, Isabela Moraes, Vivianne Gonçalves, Jorge Gabriel, Igor Lobato, Ivam Pereira e Nilma Arraes, Helena Bezerra, Ivete Negrão, Jéssica Carvalho, José Leuan, Joseli Limão, Jorge Duarte, Leila Nunes, Lídia Abrahim, Rosa Castro, Gabriele Menezes e Hélio Thiaraju; e ourives e prestadores de serviço de ourivesaria para a produção da coleção: Francileudo Furtado, Helena Bezerra, Emerson Bezerra, Ourogema, Irlândio Matos, Elize Lima e Rahma; e os lapidários: Leila Salama e Joelson Lameira.
A realização da exposição “Joias de Nazaré 2019”, que fica aberta ao público até dia 31/10, é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA) – organização social gestora do Espaço São José Liberto.
Agende-se!
Exposição “Joias de Nazaré 2019 – Peregrinos na Fé de Maria”
Aberta ao público até dia 31 de outubro de 2019
De terça a sábado, de 9h às 18h, domingo, de 10h às 16h
Excepcionalmente no dia 12/10, funcionará de 9h às 14h e no dia 13/10, de 14h às 18h
Entrada franca
Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário