Capacitação profissional fomenta desenvolvimento econômico local de design de moda e joias

Atividade prática do Workshop de Geração de Produtos - Acessórios de Moda 2019
(Fotografia: ASCOM/IGAMA)


Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do design de joias e moda autoral do Estado do Pará, o Governo do Estado Pará por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA) deram início no dia 02 de abril do corrente ano as atividades da agenda de capacitação profissional/2019 destinada aos empreendedores criativos do setor de design do Arranjo Produtivo Local de Moda, Design e Indústria do Vestuário – RMB/PA e do Programa Polo Joalheiro do Pará.


A agenda compreende a realização de workshops, consultoria técnica individualizada, bate-papos e palestras, cuja a culminância resultará em exposições comerciais, lançamento de coleções, desfiles, participação em feiras nacionais. A capacitação profissional proposta para 2019 visa o aprimoramento das competências criativas a partir das abordagens de conteúdos que fomentam a criatividade, as técnicas, pesquisa de materiais, reflexões conceituais para geração de coleções individuais que valorizem a identidade criativa das marcas de moda e joias que comercializam os seus produtos no Espaço São José Liberto.

A primeira atividade de capacitação ministrada pela professora Yorrana Maia
(Fotografia: ASCOM/IGAMA)


A primeira atividade é o “Workshop de Geração de Produtos – Coleção de Acessórios de Moda 2019” ministrado por Yorrana Maia, com graduação em Bacharelado em Design pela Universidade do Estado do Pará (2003), pós-graduação em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina (2006), especialização em Moda como Factor Cultural pelo IADE-Lisboa (2007) e mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (2013). Atualmente é professora da Universidade da Amazônia e consultora em design de moda.


A atividade tem como finalidade gerar uma coleção anual de Acessórios de Moda com o objetivo de fomentar e desenvolver a cadeia produtiva da moda assim como o desenvolvimento econômico local. O workshop se propõe refletir e amadurecer o conceito de identidade da marca de cada criador através de um fio condutor inspiracional que sustenta e consolida o propósito de cada empreendimento de moda autoral. O que te deixa feliz? Essa pergunta é o ponto de partida para construção conceitual de cada coleção de acessórios de moda para 2019. 



A partir da metodologia do Design Thinking, o workshop será dividido em três momentos com o objetivo de proporciona descobertas, maturidade, estímulos, mostrando novos caminhos a quem irá vivenciar este processo, fazendo com que supere os desafios, implemente novas estratégias e potencialize resultados.



Além da oficina para a construção da nova coleção de produtos de acessórios de moda / 2019, será realizado o workshop “Pará Design Autoral de Joias”, sob a orientação da consultora Regina Machado, do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), voltado para a geração de coleção de joias 2019/2020. O workshop será de 22 a 29 de abril, voltado para os integrantes do Programa Polo Joalheiro do Pará. 



Ainda dentro do universo das gemas, em 25 de abril será realizada a palestra “Design de Gemas: como inovar nos produtos de joalheria ao conciliar fatores objetivos das técnicas de lapidação diferenciada aos aspectos subjetivos da simbologia de uso das gemas, cores e energias dos cristais”, ministrada por Adriano Mol, Doutor em Engenharia de Materiais pela REDEMAT (2016), Especialista em Design de Gemas e Joias pela Escola de Design/Universidade do Estado de Minas Gerais (2001) e profissional que atuou por 15 anos na indústria e comércio de gemas e joias em nível nacional e internacional. A palestra é aberto ao público e será realizada no Auditório do Mezanino do ESJL.




Além de Belém, novas ações de capacitação para empreendedores de joias e moda das regiões do Carajás e Baixo Tocantins


Em novembro de 2018, foi realizada a primeira oficina técnica do plano de desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local de Gemas e Joias da região do Baixo Tocantins, na sede da Associação Comercial de Abaetetuba (ACA). A atividade foi coordenada por Rosa Helena Neves, diretora executiva do IGAMA, e reuniu doze ourives da cidade de Abaetetuba e os empresários Maria da Paixão e José Raimundo Cardoso, mestre em ourivesaria do município.

Atividade desenvolvida em Abaetetuba voltado para o setor joalheiro
(Fotografia: ASCOM/IGAMA)


O evento foi voltado para os empreendedores do setor joalheiro e promover o levantamento dos desafios e oportunidades dos empreendimentos de joias da região do Baixo Tocantins. A iniciativa vivenciada contribui para a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local de Gemas e Joias, na região do Baixo Tocantins, com sede em Abaetetuba. Todas as informações que coletadas durante a oficina foram usadas como base para a construção do plano de desenvolvimento do APL de Gemas e Joias do Baixo Tocantins e permitirá novas ações de capacitação para os empreendedores, com previsão de início para o primeiro trimestre de 2019.


Já nos dias 11 e 12 de março deste ano foi realizado o Encontro dos Empreendedores de Moda em Marabá, com palestras, oficina técnica e relatos de experiências de oito (08) empreendedoras de moda autoral de Marabá. A atividade foi coordenada por Rosa Helena Neves, (IGAMA), Marcelo Araújo e Ilma Silva, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – Regional Carajás I e reuniu 15 participantes, entre empreendedores formais, informais todos empreendedores criativo no desenvolvimento do setor de moda da região.


Encontro dos Empreendedores do setor de Moda em Marabá
(Fotografia: ASCOM/IGAMA)

A realização dos workshops é uma estratégia de fortalecimento do terceiro elo da cadeia produtiva de moda e de joias, que é a criação e produção de peças autorais produzidas de forma artesanal. A iniciativa contribui para o lançamento de novas coleções, a partir da pesquisa e criação de projetos que visam a melhoria da qualidade dos produtos e o crescimento do volume de vendas. 


A perspectiva é que o processo de aperfeiçoamento criativo dos autores das marcas potencializem o design autoral e as identidades de cada marca, além do aperfeiçoamento da gestão dos empreendimentos colaborando para a proximidade das marcas com os seus clientes e atraindo novos consumidores que estão em busca de novos valores culturais e históricos sobre os produtos que consomem em seu dia a dia, em sintonia com determinado estilo de vida.



As atividades têm perspectiva de valorizar o design paraense autoral de moda e joias, no intuito de potencializar a economia local/regional a partir da disseminação do conhecimento sobre os processos dos produtos criativos inovadores contribuindo para o fortalecimento dos empreendedores de moda e joias do Estado do Pará, microempresários e empreendedores individuais e empreendimentos em estágio informal, como novos empreendores.



Com particularidades conceituais e produtivas, o desenvolvimento do design de joias e moda do Pará desde a criação do Espaço São José Liberto, do Programa Polo Joalheiro e do Arranjo Produtivo Local de Moda, Design e Indústria do Vestuário financiada pelo Governo do Estado do Pará, SEDEME e IGAMA e apoio de parceiros como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), tem se destacado como setor gerador de talentos, emprego, trabalho e renda. Para a designer Flávia Barbieri (RJ), o “design é o primeiro estágio da paixão entre seu consumidor e a sua marca”.


Comunicar certas expressividades artísticas por meio do design autoral, exclusivo, dar leveza aos materiais, buscar equilíbrio perfeito entre cores e formas são os desafios criativos entre o autor e a obra. O design permite e prima pelos encontros entre a criação e a geração de produtos marcantes para a vida de cada um de nós. Nossa identidade, nossa felicidade e alegria são expostas quando escolhemos um acessório de moda, vestuário ou uma joia.




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