Graça Arruda, Helena Bezerra e Waldirene Ferreira no seminário Shared_id, em Paragominas, falando sobre empreendedorismo na moda |
As
empreendedoras Helena Bezerra, da marca
de joias
HB Design, Graça Arruda, da marca de vestuário Madame Floresta e
Waldirene Ferreira, da marca
de acessórios Bazzola estiveram em Paragominas, no Sudeste do Pará,
entre os dias 26 e 27 de fevereiro, para participar do evento
Shared_id: Tendências e Oportunidades do Mercado da
Moda, realizado
pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e
compartilhar as experiências do Arranjo
Produtivo Local de Moda, Design e Indústria do Vestuário do
Estado do Pará gerenciado pelo Instituto de Gemas e Joias da
Amazônia (IGAMA) e Secretaria de Desenvolvimento, Mineração e
Energia (SEDEME).
O
seminário Shared_id
estava voltado para empreendedores do varejo de moda do município e
abordou temas como visual merchandising, vitrinismo, consultoria de
imagem, marketing digital, fotografia, entre outros assuntos da
atualidade no segmento. As empreendedoras Helena
Bezerra, Graça Arruda e Waldirene Ferreira apresentaram
as suas marcas HB Design
(joias);
Madame Floresta, (vestuário),
e Bazzola Couro & Estilo
(acessórios).
Elas também apresentaram as peças da Coleção
de Produtos de Moda
2018/2019, lançada
pelo Arranjo Produtivo Local de Moda, Design e Indústria do
Vestuário, cuja a direção criativa foi realizada pelo estilista
André Lima, em 2018.
“Fizemos
uma mostra da trilogia da moda, apresentando produtos do segmento de
joias, acessórios e vestuário para o público formado por
empresários de moda de Paragominas” resume a designer Helena
Bezerra. Ela também afirma
que foi um momento para mostrar como
as marcas podem trabalhar juntas para mostrar os resultados obtidos
dentro do APL de Moda, Design e Indústria do Vestuário do
Estado do Pará.
Empreendedoras
paraenses
As participantes são empreendedoras e já estão com as suas marcas consolidadas no mercado. Waldirene Ferreira é proprietária marca Bazzola Couros & Estilo e trabalha com a criação e fabricação de peças em couro, como carteiras, cintos e bolsas, além de brindes personalizados. Os produtos que fazem parte da Coleção de Produtos de Moda 2018/2019 são diferenciados pela pintura autoral nos itens em couro. A empreendedora também participa ativamente de feiras e exposições para compartilhar as peças da sua marca.
Helena
Bezerra, proprietária da marca
de joias HB Design, é
especialista
em Gestão de Produto de Moda e Vestuário e graduada em Design de
Moda pela Faculdade Estácio do Pará, trabalha no setor de joias há
20 anos, além
de ser
integrante do programa
de incentivo produtivo do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia há
15 anos, desenvolvendo coleções autorais com inspiração na
cultura paraense e em parceria com outros criadores. Primeira mulher
ourives do Programa
Polo Joalheiro do Pará, possui estudos baseados na técnica de
incrustação paraense, onde desenvolveu a técnica de esmaltação
translúcida a frio que
está constantemente presente em suas coleções de joias e, recentemente, também começou a atuar no setor de vestuário.
Já
Graça Arruda é responsável pela marca Madame Floresta que conquista espaço no mercado por meio de
atividades
voltadas para a sustentabilidade, como a utilização de resíduos
têxteis para confecção de novos produtos ou criação de peças
com técnicas manuais, como o bordado, o patchwork
e aplicações, tornando cada peça única, com referências
amazônicas. Em agosto de 2018, a marca Madame Floresta foi
selecionada pelo projeto “Conexão Criativa e Comercial” para ter
as peças expostas no Inspiramais, em São Paulo, um evento do setor
calçadista promovido pela Associação Brasileira de Empresas de
Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
As
três marcas que participaram do seminário Shared_id
são comercializadas no Espaço São José Liberto e as empreendedora
são participantes das atividades do Arranjo Produtivo Local de Moda.
O APL de Moda, Design e Indústria do Vestuário – Polo Metrópole
– PA integra o Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais do
Pará, implementado em 2016, promove ações para o desenvolvimento
econômico territorial, fomenta a ética nos negócios, realiza ações
de mercado e capacitação profissional e de valorização da
diversidade cultural do território da Amazônia Paraense com
inclusão sócio produtiva, visando o empreendedorismo criativo do
setor de vestuário e acessórios de moda.
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