Veja mais fotos em nosso álbum
Exposição, palestras e desfile de moda marcam o lançamento da coleção de joias "Boyrá", nesta terça-feira, 15, às 18h30, no Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto (ESJL), situado na Praça Amazonas, sem número, no bairro do Jurunas. A programação integra o encontro “Boyrá – Design, Arte, Tecnologia e Economia”, resultado de parceria entre a Faculdade Estácio do Pará/Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), através do Curso de Bacharelado em Design de Produto da Estácio, Governo do Pará, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), que gerencia o ESJL e o Programa Polo Joalheiro do Pará.
O evento é aberto ao público e tem como objetivo promover o resultado dos trabalhos dos alunos nas áreas de moda e design. A exposição ficará aberta até o dia 20 de setembro, no horário de funcionamento do espaço, de terça a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.
Maxibrincos "Multivoos". Foto: José Ataíde. |
Entre as finalidades da atividade estão a possibilidade de aproximar o universo acadêmico e o setor produtivo de moda e joias, desde a etapa da criação e produção, até o mercado. Essa é a primeira edição do evento, que mostrará a produção dos universitários, com coordenação de Mizael Lima, professor da Estácio e designer do Polo Joalheiro.
O tema do encontro tem origem indígena e significa objeto precioso. Dentro do tema geral e com inspiração nas aves, as joias artesanais foram concebidas e confeccionadas em prata com gemas naturais e matérias-primas diferenciadas, como madeira e chifre de búfalo, e utilização de técnicas inovadoras de ourivesaria, a incrustação paraense, que confere um colorido especial às joias. Criada pelos estudantes, a nova coleção foi produzida por diversos profissionais, dentre eles ourives, designers e empreendedores criativos da Rahma Gemas e Joias e da Ourogema, micro empresas do Polo Joalheiro do Pará.
O conjunto de colar e brinco, denominado Multivôos, integra a mostra e foi criado em prata com a técnica da incrustação paraense, inovação do Polo Joalheiro do Pará. Assinado pela universitária Yanne Alves, com produção da Ourogema e ourivesaria de Cleiton da Silva Leite e Cleidilson Augusto, a linha de joia conceitual tem características exóticas, com cores e formas marcantes.
Inspiradas na ave do Paraíso, espécie encontrada no Vale da Papau-Nova Guiné, leste da Austrália, as joias revelam o sistema de acasalamento das aves, conhecido como “leque’’, onde um grupo de machos abre suas asas para se exibir para as fêmeas. “Partindo dessa curiosidade, surgiu a ideia de criar o ‘brincolar’, que une arte, design e mecânica”, explica a universitária Yanne Alves. A peça, segundo ela, tem o “poder de transformação”, pois o maxicolar transforma-se em maxibrinco e pulseira, em uma forma interessante de expressar a natureza e a essência do artefato, abrindo um leque de opções de uso da joia inspirada no voo de acasalamento das aves.
Serviço: “Boyrá – Design, Arte, Tecnologia e Economia”: exposição, palestras e desfile de moda (joias e roupas). No Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, Jurunas), de 15 a 20 de setembro. Desfile de abertura na terça (15), às 18h30, no anfiteatro do Coliseu das Artes do espaço. Palestras na próxima quinta (17) e sexta (18), das 14h às 18h, no auditório do mezanino do São José Liberto. Toda a programação é gratuita.
Informações na fanpage do encontro.
Leia na Agência Pará de Notícias
Ascom Igama
Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário