Participantes do Curso de Cartonagem. Foto: Igama/Divulgação |
Com o domínio técnico, podem ser confeccionados porta-retratos, suportes para panela, agendas, bolsas, cadernos, molduras para espelho e peças em papel Paraná. Segundo Jeane Moraes, as peças criadas durante as aulas pelos participantes poderão ser comercializadas no mercado. “Aqui damos a oportunidade de todos ousarem e conhecerem mais sobre as técnicas da cartonagem. Cada um produz suas próprias peças, que podem levar para casa, além de levar também conhecimento e a oportunidade de ter uma renda extra com a venda dos produtos”.
Dona de casa Maria José Rodrigues durante o curso de Cartonagem. Foto: Igama/Divulgação |
Para Severa Romana, o curso serve como estímulo à produção de novas peças e aperfeiçoamento de técnicas. “Já tenho experiência em cartonagem, mas o curso está esclarecendo várias dúvidas. Estou aprendendo novas técnicas e aperfeiçoando as já conhecidas. Cada peça sai de um jeito diferente. Adoro presentear com peças originais e únicas e a cartonagem faz a gente ver as coisas de outro jeito: tudo é reaproveitável”, comenta.
Capacitação - As ações de capacitação técnica realizadas pelo Programa Polo Joalheiro do Pará, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), visam à melhoria da qualidade dos seus produtos e a inclusão de novos profissionais no Programa.
Os cursos contam com a participação de profissionais experientes e em 2013 foram realizados nove workshops de geração de produtos e 11 palestras sobre temas transversais aos setores produtivos atendidos pelo Programa, dentre eles história da joalheria, a identidade da joia contemporânea, mercado, técnicas de joalheria, tendências e movimentos na relação moda e arte.
A iniciativa conta com a parceria de várias instituições, como a Seicom, o Instituto Brasileiro de Metais Preciosos (IBGM), o Sebrae, bem como com instituições superiores de ensino, como a Uepa, a Unama, o Iesam e a Faculdade Estácio do Pará/FAP, Os cursos visam incluir novos estudantes e profissionais da área no Programa Polo Joalheiro do Pará, assim como possibilitar a melhoria da produção, a atualização técnica do setor joalheiro e de moda, e a ampliação das vendas. Os workshops de geração de produtos geraram como resultado o aprimoramento do projeto de concepção de joias e acessórios de moda, destacando o design como fator que agrega valor ao produto, tornando-o mais competitivo.
Artesã Jeane Moraes ministra o Curso de Cartonagem. Foto: Igama/Divulgação |
As ações foram organizadas com o intuito de oferecer maior profundidade técnica e acessabilidade ao público que pode participar do programa. Foram atendidos empreendedores criativos dos setores de joias, acessórios de moda e produtores de artesanato e manualidades, bem como novos empreendedores destes setores criativos.
Para o ano de 2014, já estão abertas as inscrições para o “Curso de Criação de Adornos com Matérias-Primas Regionais”, que ofertará 20 vagas e começará a partir da próxima terça-feira (4) e segue até o dia sete de fevereiro, das 14h às 18h, no auditório do Espaço São José Liberto. Quem ministrará o curso é a designer e artesã Lídia Mara Abrahim, que integra o Programa Polo Joalheiro do Pará.
Para este ano está prevista, ainda, a realização de cursos de joalheria básica, incrustação paraense (esmaltação a frio), trançado em palha da costa, além de workshops de geração de produtos, ciclo de palestras e oficinas de criação.
Para mais informações sobre a programação de cursos do Espaço São José Liberto, ligar para 3344-3518, de 9h às 13h.
Ascom/Igama
Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário