A golden girl Taís Araujo. Foto: JR Duran. Joia Açaí, criação da designer Selma Montenegro do Polo Joalheiro do Pará. Concurso AuDITIONS Brasil
Belém, a capital paraense, será a primeira cidade do Brasil a receber a exposição AngloGold Ashanti AuDITIONS, com as 18 joias premiadas na última edição do concurso. A mostra ficará aberta à visitação de 17 a 25 de outubro, no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, situado na Praça Amazonas, no bairro do Jurunas. A mostra itinerante percorrerá três capitais brasileiras: Belém, Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ).
O maior concurso de design de joias em ouro do mundo, o AuDITIONS é promovido pela mineradora de ouro AngloGold Ashanti. A atriz Taís Araújo, escolhida a golden girl em 2012, embaixadora do concurso nos anos 2012/2013, participará da abertura do evento, no dia 16 de outubro (quarta-feira), no Espaço São José Liberto.
A coleção mostra a inovação do design brasileiro de joias. São peças conceituais confeccionadas em ouro, que ressaltam a opulência nativa e o sincretismo do povo e da cultura no Brasil, representando verdadeiras obras de arte que compõe a coleção “Brasilidade”, tema desta edição.
Com o colar denominado "Açaí", fruta típica do Pará, a designer de joias paraense Selma Helena Montenegro Botelho, única representante da Região Norte no concurso, ganha destaque na joalheria nacional.
Selma Montenegro, que integra o Programa Polo Joalheiro do Pará, foi selecionada entre 1.386 inscritos de todo o país, como uma das 18 melhores designers da 10ª edição do concurso AngloGold Ashanti AuDITIONS. Além de Selma Montenegro, já chegaram à final do concurso as designers paraenses Lídia Mara Pereira Abrahim e Clara Amorim, também integrantes do Polo Joalheiro do Pará.
Em Belém, a exposição AngloGold Ashanti AuDITIONS conta com o apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social gestora do espaço.
A realização da exposição no Espaço São José Liberto é resultado do empenho pessoal do titular da Seicom, David Leal, que vem promovendo o fortalecimento do setor joalheiro, especialmente no segmento de design de joias. O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) também apoia o evento, oferecendo um coquetel para autoridades estaduais e municipais, e empresários do setor na abertura do evento.
No Brasil, o concurso acontece a cada dois anos, com o objetivo de valorizar o setor joalheiro nacional. A AngloGold Ashanti, sediada em Joanesburgo, capital da África do Sul, atua em quatro continentes.
As 18 joias finalistas integram o catálogo do evento, fotografadas no corpo da atriz Thaís Araújo pelo fotógrafo JR Duran, no cenário de Foz do Iguaçu (PR). O fotógrafo Almir Pastore, especializado em joias, retratou as peças finalistas.
O prêmio AuDITIONS é uma referência global. É realizado na África do Sul, China, Índia, Emirados Árabes e Brasil, e revela a excelência dos designers brasileiros, permitindo que o país obtenha cada vez mais reconhecimento e projeção internacional na área de design de joias.
A coleção atual, composta por 18 joias, foi dividida em duas categorias, sendo 12 peças da categoria “Prêmio AuDITIONS” (destinada a designers de joias e pessoas envolvidas com a criação e produção joalheira, joalheiros, profissionais e amadores, bem como estudantes de cursos de Design e de áreas afins), e o restante da categoria “Prêmio 10 anos AuDITIONS”(destinada aos designers já premiados em pelo menos uma edição do concurso, com participação restrita e limitada por convite formal).
Datas e locais das demais exposições:
Belo Horizonte / MG:
13 a 19 de novembro, no Museu das Minas e do Metal - Praça da Liberdade, s/n, Savassi
Rio de Janeiro / RJ:
11 a 18 de dezembro, no Museu Histórico Nacional - Praça Marechal Âncora, s/n, Centro
Serviço: O Espaço São José Liberto funciona no mês de outubro de segunda a sábado, das 09 às 19 h, e aos domingos e feriados, das 10 às 18 h. No próximo dia 28 de outubro (Recírio) o espaço não funcionará.
Leia na Agência Pará de Notícias
Leia na Agência Pará de Notícias
Ascom/Igama
Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário