Criatividade e inovação são marcas das joias dos designers, como as da Coleção Tropicália, de Bárbara Müller |
O Universo Paralelo é o mais novo empreendimento coletivo formado por designers e microempreendedores do programa Polo Joalheiro do Pará, que tem consultoria da jornalista especializada em moda e estilo Cristina Franco. São eles: Celeste Heitmann, Lídia Abrahim, Ivete Negrão, Marcilene Rodrigues, Joseli Limão, Bárbara Müller, Rosa Castro, Ivam Pereira e Erivaldo Jr.
O trabalho dos designers ocupa um dos mais de 150 estandes da feira, que este ano tem como tema “Tudo em um só lugar”. A promoção da ACP – segunda entidade empresarial mais antiga do Brasil, que congrega empresários de diversos setores – é voltada ao público em geral, empresários e consumidores. A Pará Negócios promove rodadas de negócios, oficinas, workshops, seminários e programação cultural, agregando outros eventos: a 11ª Outlet, Mamãe e Bebê, 3ª Pará Óptica e 4ª Pet Fair.
Bolsa assinada por Celeste Heitmann |
Segundo os integrantes do grupo, o resultado é um produto artesanal e luxuoso, oposto aos produtos com características populares, como os “made in China". A designer Marcilene Rodrigues ressalta que os participantes do grupo já têm uma carreira amadurecida. “Com essa união, pretendemos nos fortalecer para divulgar o nosso trabalho como designers e também a nossa cultura”, enfatiza.
Azulejos portugueses inspiraram Ivam Pereira. Foto: João Ramid |
A chita é destaque na criação de Bárbara Müller |
Incentivo – A participação do Grupo Universo Paralelo na Pará Negócios tem o incentivo do governo do Estado, que apoia empreendimentos criativos formalizados nos setores de joias, moda e design, por meio das secretarias de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social gestora do Espaço São José Liberto.
O incentivo é resultado dessa parceria, prevista nas ações do Projeto + Vendas: Polo Criativo, que consiste no fomento à criação e produção visando promover a colocação dos produtos em canais de comercialização do mercado interno, como feiras, pontos de vendas na capital paraense e eventos turísticos e de economia criativa, culturais e intersetoriais.
Com esse propósito, o projeto desenvolve atividades de acesso ao mercado, apoiando a infraestrutura para instalação de estandes e pontos de venda, cedendo equipamentos e móveis, como vitrines e balcões. O apoio também inclui a inclusão das microempresas em agendas de feiras e eventos intersetoriais, lançamento de coleções de joias em exposições, realização de desfiles e articulação com a rede de parceiros para integrar eventos de natureza cultural, criativa, turística e de comercialização.
Segundo a diretora do Programa e do Espaço São José Liberto, Rosa Helena Neves, o apoio a projetos como o Universo Paralelo é uma importante ferramenta para consolidação e fomento à geração de negócios e se constitui como incentivo à conquista pelo profissional designer de novos mercados para além dos “muros” do Espaço São José Liberto e do Programa Polo Joalheiro do Pará.
Maxicolar Helicônia, de Lídia Abrahim: em marchetaria, madeira, osso, prata e chifre |
Flora
Natural, de Ivete Negrão: em prata com madeira, calcedônia, jaspe,
citrino e ametista
|
Serviço: o estande do grupo de designers Universo Paralelo pode ser visitado de quinta-feira (22) a domingo (25), das 18 às 22 horas, na Feira Pará Negócios, que ocorre no Hangar. As peças são exclusivas.
Ascom/Igama
Fotos: Universo Paralelo e Igama - Divulgação
Leia também na Agência Pará de Notícias
Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário