Rosa Helena Neves e Adenauer Góes entregam brinde do Polo Joalheiro para o Gastão Vieira. Foto: Benigna Soares - Paratur/Divulgação |
Gastão elogiou o estande paraense, que tem apoio promocional do Ministério do Turismo (MTUR). Além de receber do secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, uma medalha de Nossa Senhora de Nazaré e uma jóia da diretora executiva do Polo Joalheiro, Rosa Helena Neves, o ministro teve a oportunidade de segurar nas mãos a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré, que está no estande desde o início da feira e já foi vista e fotografada por milhares de participantes da Expocatólica e Jornada Mundial da Juventude, que também tem programações religiosas concomitantes com a Expocatólica no Riocentro.
"Acredito que esse segmento merece atenção especial e apoio total do MTur. Temos de aproveitar essa iniciativa para guiarmos novos momentos para o Turismo Religioso e todas suas peculiaridades. Este segmento também é responsável pelo crescimento de 7% do PIB do Turismo no país", disse o ministro, em entrevista coletiva à imprensa, quando reforçou que o Pará é uma referência para o segmento religioso no País e que o MTUr pretende estruturar políticas públicas consistentes com ampla divulgação das potencialidades do estado. Na ocasião, ele também confirmou que virá novamente ao Círio, este ano.
A visita foi acompanhada por dirigentes de turismo de vários estados brasileiros, pelo sub-secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Claudio Magnavita, pelo secretário de Políticas Nacionais do MTur, Vinicius Lummertz, e pelo secretário de Turismo do Estado do Rio, Ronald Azaro, que também preside o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), entre outros. Na coletiva, Lummertz anunciou pesquisas que vão demonstrar os efeitos da Expocatólica, JMJ e visita do Papa sobre o turismo, tendo o segmento religioso como referência. Claudio Magnavita enalteceu o exemplo do Pará, que colocou Círio como o carro chefe do turismo.
Obra Prima da Amazônia: estande do Pará na Expocatólica. Foto: Benigna Soares |
Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, renovou aos participantes seu desejo de que o momento da visita do Papa Francisco, a Jornada Mundial da Juventude e a Expocatólica devem receber uma interpretação diferenciada. “Este investimento abre uma nova oportunidade para o jovem que veio para o Rio de Janeiro motivado pela fé católica também venha a visitar os espaços que movimentam esse mercado”, disse o líder religioso, que reconhece no Círio de Belém e em Aparecida dois exemplos da força do turismo religioso para o Brasil.
Adenauer Góes, secretário de Turismo do Pará, explica que esta é a terceira vez que o governo do Pará, em parceria com a Arquidiocese de Belém, leva a uma feira de turismo religioso a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A primeira aconteceu em novembro de 2011, no Festival de Turismo de Gramado (RS), e a segunda em fevereiro de 2012, quando o maior símbolo da fé amazônica foi levado à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e ao Santuário de Nazaré, em Portugal, onde as duas imagens que simbolizam a devoção Nazarena no Brasil e naquele país estiveram lado a lado pela primeira vez.
“Compreendemos o turismo como atividade econômica. O Círio é o nosso maior evento turístico religioso do Pará e há alguns anos investimos nesse segmento. Nosso objetivo na Expocatólica é fortalecer o Círio de Nazaré como referência nas regiões Norte e Nordeste para o turismo religioso”, diz Adenauer, ao explicar que no estande do Pará também estão sendo apresentados outros produtos, como o roteiro "Pará: 8 dias e 7 noites na Obra-Prima da Amazônia”, um convite ao turista para que, além do Círio, conheça também as regiões do Marajó (Soure e Salvaterra) e do Tapajós (Santarém e Alter do Chão).
Secretário de Turismo Adenauer Góes e o artesão Josias Plácido, que ensina a arte do miriti no estande do Pará, na Expocatólica. Foto: Benigna Soares/Divulgação |
Círio no Riocentro - Para fortalecer ainda mais a presença do Pará na ExpoCatólica, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Arquidiocese de Belém, realizam às 14 horas desta sexta-feira, 26, um Círio com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que vai percorrer os principais pavilhões do Riocentro, espaço de eventos onde acontece a feira. O percurso da procissão vai envolver os três principais pavilhões de exposição, onde estão instaladas as áreas promocionais do turismo religioso, a feira de produtos religiosos e ainda a programação evangelizadora e cultural que envolve os participantes da Jornada Mundial da Juventude.
Toda a comunidade paraense que vive no Rio de Janeiro e que está prestigiando a visita do Papa Francisco e a Jornada da Juventude está sendo convidado a participar da programação, que contará também com a presença do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, do Diretor do Círio 2013, Kleber Vieira; do Pároco da Basílica Santuário de Nazaré, Padre Waldeci Souza; do vice-presidente da Associação Nossa Senhora de Nazareth-Rio, Fábio Ítalo; da diretora de marketing da Paratur, Jacqueline Alves, e da diretora executiva do Igama, instituto que gerencia o Espaço São José Liberto e o Polo Joalheiro.
Texto: Benigna Soares - Ascom/Paratur
Fonte: Agência Pará de Notícias
Ascom/Igama
Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário