"Divina Acolhida", criação da designer Clara Amorim, é um dos destaques da Expocatólica. O conjunto integra a Coleção Joias de Nazaré 2011: "Madonas do Barroco: a fé nos braços da Mãe". Foto: João Ramid.
Com a proposta de divulgar o destino Pará no mercado nacional e internacional, através de seus produtos turísticos, a Secretaria de Turismo (Setur) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e o Espaço São José Liberto, promoverão joias e artesanato do Polo Joalheiro do Pará na “10ª Expocatólica: Feira Internacional de Carisma, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos”.
A feira acontecerá no Rio Centro (Barra da Tijuca), na cidade do Rio de Janeiro, de 20 a 28 de julho, paralelamente a Jornada Mundial da Juventude: Rio 2013, marcada para o período de 23 a 28 de julho, data da visita do Papa Francisco ao Brasil.
As exposições integram a programação do “Peregrinus: Salão Internacional de Turismo Religioso”, que acontece dentro da Expocatólica. A feira é apoiada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde a sua primeira edição, passando a contar, posteriormente, com a atuação efetiva da Pastoral do Turismo, entidade da Igreja Católica no Brasil focada na promoção e no incentivo ao turismo religioso, que tem se expandido e se profissionalizado a cada ano.
O Governo do Pará, por meio da Setur e da Paratur, foi convidado pela organização da Expocatólica para participar do evento, para onde levará joias e artesanato, que serão expostos e comercializados em um estande de 300m², disponibilizado pelo Ministério do Turismo (MTur), em uma ação integrada com a organização da feira internacional.
No local, a temática será o Círio de Nazaré, considerada a maior procissão católica do mundo e que acontece todo segundo domingo de outubro, reunindo cerca de dois milhões de fiéis em Belém do Pará.
Peregrinus é a única feira da América Latina focada na promoção do turismo religioso. Com esse enfoque, durante a Expocatólica serão apresentadas propostas de santuários, peregrinações, casas de retiro, mosteiros, entre outras, além das agências de viagens e organismos de turismo nacionais e internacionais.
O Polo Joalheiro do Pará levará 33 peças do acervo de coleções da exposição “Joias de Nazaré”, lançada na época do Círio, que comemora, este ano, sua décima versão. Criadas e confeccionadas por 17 empresas, sete empreendedores e 16 designers do Programa Polo Joalheiro, em sua concepção e design, as joias homenageiam a padroeira do povo paraense e todo o imaginário simbólico que envolve o Círio de Nazaré.
Artesanato de miriti também será exposto na feira internacional. Foto: João Ramid |
Além das exposições, o Espaço São José Liberto ofertará 50 brindes para operadores de Turismo, imprensa especializada e autoridades do trade turístico. Os brindes serão entregues durante as apresentações do roteiro do Círio de Nazaré e das especificidades do destino Pará, que acontecerão durante o evento.
Promover e divulgar o Estado são ações do “Ver-o-Pará”, Plano Estratégico de Turismo do Pará. De acordo com a Paratur, dentro do segmento Turismo Cultural, a religiosidade está contemplada no portfólio de produtos selecionados pelo plano. O Círio de Nazaré, no Polo Joalheiro do Pará, em Belém, é destaque na categoria de produtos estrelas, aqueles considerados excepcionais e singulares, sendo capazes de atrair um fluxo turístico superior a 70 mil visitantes em um universo de 2 milhões de romeiros. Segundo a presidente da Paratur, Socorro Costa, a meta do Governo Simão Jatene é que o Estado do Pará seja líder na Amazônia até 2020.
"Riqueza de Mãe", criação da designer Helena Bezerra, faz parte do acervo da Coleção Joias de Nazaré, que o Polo Joalheiro do Pará mostrará na 10ª Expocatólica. Foto: João Ramid
Joias de Nazaré - As peças que o Polo Joalheiro do Pará levará para o encontro religioso abordam temáticas em torno da fé e todo o imaginário que envolve o Círio de Nazaré, como as 11 procissões da festividade, a corda, as miniaturas de miriti, o manto, os votos e os “promesseiros” - tema da coleção deste ano.
A exposição foi concebida a partir das coleções Joias de Nazaré e corresponde às nove versões já realizadas. É o “Workshop de geração de produtos: Joias de Nazaré”, que possibilita aos designers participantes do Programa Polo Joalheiro a pesquisa iconográfica e o estudo de materiais inovativos da joalheria paraense.
A inovação é marca da iniciativa, segundo Rosângela Gouvêa, mestra em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local e professora do curso de Bacharelado em Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que participou de outras edições da exposição e ministrou a primeira etapa do workshop deste ano.
“Procuramos a inovação na escolha dos temas, embora sempre abordemos a Nossa Senhora em todas as coleções. Este ano, a intenção foi enfatizar as pessoas que acompanham o Círio, seja fazendo promessas ou não. E, ainda, aqueles que fazem diversas homenagens”, explica Rosângela, fazendo referência à queima de fogos, aos espetáculos musicais e outras manifestações em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.
Rosa Helena Neves, diretora do Espaço São José Liberto. Foto: Igama Divulgação |
Outro encantamento da exposição, ressalta a diretora, diz respeito aos nomes das joias, batizadas pelos designers criadores das peças. Senhora de Luz, Caminhos de Fé, Maria, Divina Mãe, Acolhida, Esperançosa, Naza Pop, Riqueza de Mãe e Festa de Fé são alguns deles. “Aos visitantes será oportunizado um percurso por esta festa de fé que homenageia a Rainha da Amazônia: Nossa Senhora de Nazaré”, conclui Rosa Helena Neves.
Ascom/Igama
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