Pingente "Esperançosa", criação da designer Camilla Amarall: Coleção Joias de Nazaré 2012. Foto: Igama/Divulgação |
O objetivo do Governo do Estado, representado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Espaço São José Liberto (Polo Joalheiro do Pará), em parceria com a Arquidiocese de Belém (Diretoria do Círio de Nazaré) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), é promover e divulgar os principais segmentos turísticos do Pará: Cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.
A Expocatólica está registrando de 20 a 25 mil visitantes por dia. No estande do Pará um dos espaços mais visitados é a exposição de joias do Polo Joalheiro do Pará, e das peças do artesanato religioso comercializadas na Casa do Artesão. Símbolos do Círio são retratados em diversas tipologias do artesanato paraense, como terços de sementes, cerâmica, berlindas e brinquedos de miriti, que têm atraído principalmente as crianças.
O Polo Joalheiro do Pará levou 33 peças de coleções da exposição “Joias de Nazaré”, realizada desde 2003 na época do Círio. Em sua concepção e design, as joias homenageiam Nossa Senhora de Nazaré e toda a simbologia que envolve o Círio.
Comitiva do Pará na Expocatólica 2013. Foto: Benigna Soares - Paratur/Divulgação |
"Estou impressionada com o número de pessoas no nosso estande. Nossas joias estão encantando as pessoas pela temática e pela originalidade", ressaltou Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Organização Social gestora do Espaço São José Liberto, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). Rosa Helena Neves disse ainda que tem feito muitos contatos para futuras vendas de joias.
Para a bibliotecária Elza Elena dos Santos Pinheiro, "estas joias são maravilhosas. É tudo muito criativo e original, das pedras ao cuidado com o acabamento”. A funcionária pública Luzia Martins disse que foi atraída por uma das mais belas joias da vitrine, inspirada no manto de Nossa Senhora de Nazaré. "Me chamou a atenção o design e a combinação de cores. A joia tem qualidade e valor imensuráveis", afirmou.
“A cultura é um dos nossos principais segmentos. Como este evento é vitrine para o turismo religioso trouxemos o símbolo da expressão maior desse segmento, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, aqui representando o Círio, evento turístico religioso que envolve 2 milhões de romeiros, cerce de 75 mil turistas no Pará anualmente”, diz Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur.
Luzia Martins, Elza Helena e Rosa Helena Neves - que apresenta as Joias de Nazaré produzidas no Polo Joalheiro. Foto: Benigna Soares - Paratur/Divulgação |
Camila Vasconcelos encantou-se com os brinquedos de miriti. Foto: Benigna Soares - Paratur/Divulgação |
Artesão Josias Plácido ensina a arte do Miriti aos participantes. Foto: Benigna Soares - Paratur/Divulgação |
As exposições de joias e artesanato paraense integram a programação do “Peregrinus: Salão Internacional de Turismo Religioso”, que acontece dentro da Expocatólica, evento que prossegue até o próximo dia 26.
Texto: Benigna Soares (Ascom/Paratur) e Luciane Fiuza (Ascom/Igama)
Fotos: Benigna Soares - Paratur/Abrajet Pará
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Ascom/Igama
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