Joias e artesanato atraem público ao estande do Pará na Expocatólica

Pingente "Esperançosa", criação da designer Camilla Amarall: Coleção Joias de Nazaré 2012. Foto: Igama/Divulgação
As joias e o artesanato paraense estão atraindo crianças e adultos ao estande do Governo do Pará na 10ª Expocatólica, aberta no último dia 20 no Rio Centro (Barra da Tijuca), na cidade do Rio de Janeiro. A Expocatólica, que acontece paralelamente à Jornada Mundial da Juventude, é uma feira internacional de turismo, literatura e artigos religiosos, apoiada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Pastoral do Turismo, entidade da Igreja Católica no Brasil que promove e incentiva o turismo religioso.

O objetivo do Governo do Estado, representado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Espaço São José Liberto (Polo Joalheiro do Pará), em parceria com a Arquidiocese de Belém (Diretoria do Círio de Nazaré) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), é promover e divulgar os principais segmentos turísticos do Pará: Cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.

A Expocatólica está registrando de 20 a 25 mil visitantes por dia. No estande do Pará um dos espaços mais visitados é a exposição de joias do Polo Joalheiro do Pará, e das peças do artesanato religioso comercializadas na Casa do Artesão. Símbolos do Círio são retratados em diversas tipologias do artesanato paraense, como terços de sementes, cerâmica, berlindas e brinquedos de miriti, que têm atraído principalmente as crianças.

O Polo Joalheiro do Pará levou 33 peças de coleções da exposição “Joias de Nazaré”, realizada desde 2003 na época do Círio. Em sua concepção e design, as joias homenageiam Nossa Senhora de Nazaré e toda a simbologia que envolve o Círio.
Comitiva do Pará  na Expocatólica 2013. Foto: Benigna Soares - Paratur/Divulgação
Símbolo maior - “A cultura é um dos nossos principais segmentos. Como este evento é vitrine para o turismo religioso, trouxemos o símbolo da expressão maior desse segmento, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, aqui representando o Círio”, informou Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur.

"Estou impressionada com o número de pessoas no nosso estande. Nossas joias estão encantando as pessoas pela temática e pela originalidade", ressaltou Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Organização Social gestora do Espaço São José Liberto, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). Rosa Helena Neves disse ainda que tem feito muitos contatos para futuras vendas de joias.

Para a bibliotecária Elza Elena dos Santos Pinheiro, "estas joias são maravilhosas. É tudo muito criativo e original, das pedras ao cuidado com o acabamento”. A funcionária pública Luzia Martins disse que foi atraída por uma das mais belas joias da vitrine, inspirada no manto de Nossa Senhora de Nazaré. "Me chamou a atenção o design e a combinação de cores. A joia tem qualidade e valor imensuráveis", afirmou.

“A cultura é um dos nossos principais segmentos. Como este evento é vitrine para o turismo religioso trouxemos o símbolo da expressão maior desse segmento, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, aqui representando o Círio, evento turístico religioso que envolve 2 milhões de romeiros, cerce de 75 mil turistas no Pará anualmente”, diz Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur.
Luzia Martins, Elza Helena e Rosa Helena Neves - que apresenta as Joias de Nazaré produzidas no Polo Joalheiro. Foto:  Benigna Soares - Paratur/Divulgação
As joias foram criadas e confeccionadas por 17 empresas, sete empreendedores e 16 designers do Programa Polo Joalheiro: Camilla Amarall, Joseli Limão, Ivete Negrão, Marcelo Monteiro, Selma Montenegro, Julia Mendes, Helena Bezerra, Argemiro Muñoz, Erivaldo Jr., Rosáurea Simões, Clarisse Fonseca, Clara Amorim, Lídia Abrahim, Fábio Monteiro, Circe Silva, Eli Cascaes, Rosa Castro, HS Criações & Design, Danatureza, Zeus, Ourogema, Hannah Mariah, Amazonita, Montenegro’s, AmoriMendes, Joiartmiro, Amazon Art Joias, L&B Joias, Jod Joias, Antonio Tavares, Ana Cássia Lima e Francileudo Furtado.
Camila Vasconcelos encantou-se com os brinquedos de miriti. Foto: Benigna Soares - Paratur/Divulgação
Artesão Josias Plácido  ensina a arte do Miriti aos participantes. Foto: Benigna Soares - Paratur/Divulgação
No local, o artesão Josias Plácido Alcântara também ensina a crianças a arte de construir brinquedos de miriti, palmeira regional conhecida por fornecer a matéria prima para objetos de decoração e brinquedos, muito difundidos na época do Círio de Nazaré.

As exposições de joias e artesanato paraense integram a programação do “Peregrinus: Salão Internacional de Turismo Religioso”, que acontece dentro da Expocatólica, evento que prossegue até o próximo dia 26.

Texto: Benigna Soares (Ascom/Paratur) e Luciane Fiuza (Ascom/Igama)

Fotos: Benigna Soares - Paratur/Abrajet Pará

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Ascom/Igama




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