Polo Joalheiro do Pará participa de intercâmbio na Europa


O Programa de Desenvolvimento de Gemas e Metais Preciosos / Polo Joalheiro do Pará, executado pelo governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), e gerenciado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) está entre os projetos selecionados pelo Ministério da Integração Nacional para participar na Europa do Programa de Intercâmbio de Mesorregiões, uma iniciativa do governo brasileiro que visa consolidar a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), com apoio da União Européia. O Polo Joalheiro está incluído na Mesorregião Bico do Papagaio, junto com os Estados do Maranhão e Tocantins.

 

A missão técnica, formada por 40 pessoas, integrantes de cinco dos 13 espaços prioritários de atuação do Ministério, está desde segunda-feira (28) na Itália, onde estão previstas visitas a uma Escola de Design e a um Laboratório Gemológico, ambos na cidade de Veneza. Os integrantes da missão - na qual o Polo Joalheiro é representado pela diretora executiva do Igama, Rosa Helena Neves, visitam ainda na cidade de Vicenza uma indústria joalheira

 

O Programa de Gemas e Metais Preciosos do Pará também participa do evento com uma técnica do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), uma integrante da Associação de Desenvolvimento Local integrado e Sustentável de Parauapebas (Adlisp) e um produtor da Associação de Artesãos e Lapidários de Floresta do Araguaia (Acoalfa).

 

Seminário - A partir do próximo dia 4 de outubro, a missão estará em Bruxelas, capital da Bélgica, onde participará, no período de 5 a 8, do Seminário Open Days 2009, voltado à discussão da política de financiamento de projetos pela União Européia. Além do Brasil, o seminário reúne representantes da China e da Rússia, países que também adotam a metodologia de fomento a projetos por mesorregiões.

 

O Polo Joalheiro do Pará foi selecionado em meio a dezenas de projetos avaliados pelo Ministério da Integração. No dia 5, os projetos brasileiros serão expostos durante o Open Days. Segundo Márcia Damo, secretária de Programas Regionais e coordenadora do Programa de Intercâmbio e sênior oficial da Cooperação do Ministério da Integração Nacional e a União Européia, “na agenda específica de cada grupo serão tratados aspectos fundamentais para o estudo do desenvolvimento regional, como a organização social, com foco na cooperação federativa e nos Fóruns Mesorregionais, e a organização produtiva dos setores econômicos apoiados elas ações de desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional”.

 

De acordo com a metodologia participativa adotada, o Ministério levou à Europa técnicos, parceiros e gestores dos projetos, a fim de permitir a promoção e a organização social dos grupos atendidos. “Essa participação é uma conquista, pois traz a possibilidade de integração do setor joalheiro dentro do próprio Estado do Pará. No plano externo, só o fato de termos um espaço para mostrar nossa experiência como contribuição ao desenvolvimento local nos dá mais fôlego para buscar recursos destinados a projetos importantes, voltados à organização da cadeia produtiva, para que os pequenos produtores tenham acesso mais fácil à matéria prima e aos avanços tecnológicos”, frisa Rosa Helena Neves.

 

A partir de 2010, o Igama executará as ações de capacitação na área de gemas e joias, integrantes do cronograma elaborado para a Mesorregião Bico do Papagaio.

 

Ascom/Igama

 




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso