São José Liberto recebe show de mágica e ilusionismo no dia 1º de fevereiro

Matéria publicada no Caderno Magazine do jornal O Liberal, neste sábado, 31.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA

MagicAct8

               Espetáculo comemora Dia Internacional do Mágico


Com novos números de mágica inéditos, interatividade com o público e inovação, o “MagicAct8” (Ato Mágico) revela-se, a cada edição, uma “caixinha de surpresas” cheia de diversão e alegria. O espetáculo do Grupo Círculo Mágico Mago Sales será encenado no próximo dia 1º de fevereiro (domingo), no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro do Pará, que recebe a trupe de mágicos e ilusionistas pelo oitavo ano consecutivo. A promoção é do Círculo Mágico Mago Sales, do idealizador do grupo, Rafael Voltan, e do Espaço São José Liberto. O espetáculo será apresentado das 17h às 19h, com entrada franca.

O show de mágica e ilusionismo atrai público de todas as idades, mas as crianças são as que mais se divertem com o espetáculo alusivo ao Dia Internacional do Mágico, comemorado em 31 de janeiro, em referência à data da morte de São João Bosco, considerado o padroeiro dos mágicos. Além do coordenador do espetáculo, o mágico Paulo Carvalho, o “Mago Sales” é formado pelos mágicos Romeu Lins, Alan Leite, Dalton Felippe, Maycon Yuri, Nathan Corrêa; pelo maestro paraense Luiz Pardal (músico instrumentista) e por Rafael Voltan (mágico italiano e ventríloquo fundador do Círculo Mágico), que morando na Itália, de onde acompanha e orienta as atividades do grupo.

As apresentações do Círculo Mágico Mago Sales, segundo Paulo Carvalho, são destinadas a todos que amam a arte da mágica e desejam mergulhar neste mundo de encanto que ela proporciona. “Muitas vezes, em um olhar de um adulto, em um sorriso de uma criança, podemos perceber o quanto tudo valeu a pena e isso é um presente para nós que não tem preço”, diz ele.

Desde a primeira edição, o “MagicAct” tem crescido e se renovado. “Embora seja um espetáculo coletivo, reunindo vários mágicos, cada componente procura sempre inovar e se superar para que, juntos, possamos mostrar um grande show para o nosso público. O interessante é que a estrutura do evento já é conhecida, o diferencial é a maneira como fazemos a cada ano: mesma estrutura, porém, com mágicas novas, o que torna o espetáculo, em si, uma caixinha de surpresas”, revela Paulo Carvalho.

A estrutura inclui um grande palco montado no anfiteatro do Coliseu das Artes e muitos efeitos especiais, além de trilha sonora pensada exclusivamente para o momento. O show de mágica e ilusionismo hipnotiza o público do início ao fim, pois antes mesmo das cortinas se abrirem os integrantes circulam pelo ambiente com suas cartas, lenços, cartolas e outros objetos mágicos, convidando os presentes para participar de vários truques.

“Vamos para a oitava edição do MagicAct e, a cada ano, percebo um aumento no número de pessoas que dedicam sua tarde de domingo para prestigiar o espetáculo. Acredito que o encontro já é uma tradição em Belém, pois as pessoas esperam o dia do evento para levar amigos e familiares. O show contempla tanto os adultos como as crianças e acredito também que todos nós temos um pouco de criança para nos encantar pelo impossível, pelo novo, ou, simplesmente, pela mágica”, observa o mágico Maycon Yuri.

Apresentação é interativa e dinâmica

Seguindo a estrutura dos anos anteriores, o show será dividido em dois momentos de pura magia. “Primeiro interagimos com o grande público, realizando mágicas bem próximas à plateia. Números inacreditáveis serão realizados com cartas, moedas, cordas e outros pequenos objetos diante das pessoas, que poderão viver bem de perto a experiência da mágica pura e impactante”, conta o mágico Paulo Carvalho, explicando que a segunda parte do show é reservada ao espetáculo de palco, onde os cinco mágicos apresentarão, em cinco atos, seus números.

O mágico Rafael Voltan também se envolve no espetáculo, do qual já participou, presencialmente. Outras vezes, diretamente da Itália, falou ao vivo com a plateia, via internet. Em outros momentos ele gravou um vídeo para ser exibido ao público durante o show. Para esta edição, Voltan deixa no ar o mistério sobre a sua participação: “A idéia deste ano é deixar o espetáculo nas mãos dos mágicos do Círculo Mágico Mago Sales, para amadurecê-los quanto ao evento e à organização. E quanto à surpresa... Surpresa é surpresa! Quem for ao MagicAct8 vai conferir muitas”.

O cuidado com a cenografia, adereços, figurinos, segurança e trilha sonora é sempre especial. A preparação é intensa, envolvendo ensaios e toda a produção do show. De acordo com o ilusionista Paulo Carvalho, cada detalhe é pensado e testado ao longo do ano. No dia do espetáculo, como cada mágico tem apenas 10 minutos para se apresentar sozinho no palco, ele seleciona em seu repertório alguns números para serem mostrados. A produção do evento se dá mais especificamente em organizar estes shows curtos e individuais para montar um grande show coletivo.

“O que fazemos é reunir o que cada um tem de melhor e brindar o público com este presente. Também pensamos no palco, no som e na infra estrutura em geral. Hoje em dia, nosso maior apoio é o do São José Liberto, que nos abre o espaço para promover o evento já pelo oitavo ano e presenteia o público com este lindo espetáculo. Contamos, ainda, com o apoio do maestro Pardal, que cede seu equipamento de som. Este ano, a companhia circense Fênix também nos apoiará fazendo a abertura do evento. Quanto à parte financeira, hoje em dia, nós, mágicos, custeamos tudo. Ainda não temos parceiros e apoios que supram esta parte, mas acredito que ano que vem será bem diferente”, conta Paulo Carvalho.

História – O Circulo Mágico Mago Sales foi fundado em 2007 pelo mágico italiano Rafael Voltan, no espaço da Escola Salesiana do Trabalho, em Belém do Pará, onde na ocasião, era desenvolvido um projeto social de levar às crianças e jovens da comunidade os ensinamentos da arte circense da mágica. Posteriormente, com o intuito de ampliar o projeto, o grupo conseguiu construir uma sala para ser usada como um espaço de promoção da mágica. Aos poucos, pessoas interessadas na arte foram se aproximando e ajudando a formar o grupo “Mago Sales”. 

Muitos mágicos e ilusionistas que integraram o Círculo Mágico Mago Sales ao longo de sua existência acabaram se afastando, mas alguns permaneceram e deram prosseguimento ao trabalho desenvolvido pelo grupo. Em 2012, Rafal Voltan precisou retornar para a Itália e confiou aos membros do círculo a missão de continuar o trabalho, não só com a promoção da arte mágica, mas,  sobretudo, com a missão de usá-la como ferramenta de cidadania no estado do Pará.

Desde 2007 o MagicAct é promovido em comemoração ao Dia Internacional do Mágico. Segundo Paulo Carvalho, o evento já está consolidado e é aguardado pelo grande público. “Esse é o primeiro passo. Queremos que, além de celebrar uma data festiva, o MagicAct se torne uma tradição na nossa Belém, para que a capital paraense seja lembrada também pela mágica, juntamente com outros encantamentos que possui, como a  chuva ao fim da tarde, as mangueiras, o tacacá, o açaí, o Ver-o-Peso...”.

É nesse clima de magia, paixão e envolvimento pela arte da mágica que o ilusionista Paulo Carvalho, em nome de todo grupo, reforça o convite para que todos compareçam ao espetáculo no dia 1º de fevereiro, no Espaço São José Liberto. “Venham conosco na tarde do domingo viver um momento incrível, cheio de magia e encanto que certamente ficará marcado na mente e no coração de vocês”.

Serviço: O MagicAct8, espetáculo de mágica e ilusionismo do Grupo Círculo Mágico Mago Sales, será encenado no próximo dia 1º de fevereiro (domingo), no Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro do Pará (Praça Amazonas, s/n, Jurunas). A companhia Fênix participa da abertura do evento, que ocorre das 17h às 19h, com entrada franca. Informações com o mágico Paulo Carvalho, coordenador do “Mago Sales” – pracarv@yahoo.com.br – (91) 98223-3946 e (91) 98223-3946 (WhatsApp).

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso