Folia no São José Liberto terá marchinhas carnavalescas

Bailinho de Carnaval Libertos na Folia de 2014.
Foto: Igama/Divulgação
Marchinhas que embalaram os antigos carnavais e músicas da atualidade com ritmo de carnaval, banda de fanfarra, muita alegria e diversão. É o que promete a sexta edição do “Libertos na Folia”, baile de carnaval infantil do Espaço São José Liberto (ESJL), a se realizar no próximo domingo, 8, a partir das 17h, na arena cultural do Espaço São José Liberto, que fica na Praça Amazonas, s/n, no bairro do Jurunas. A entrada é franca.

A folia, que reúne crianças e adultos, que chegam fantasiados para curtir a festa momesca, é uma promoção do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

Basta chegar e dançar ao som de marchinhas clássicas, que marcaram a história do Carnaval, e sambas que tocam em todas as épocas do ano. A festa deve repetir o sucesso dos anos anteriores e terá como atração a banda de fanfarra “Ezequiel e Banda”, que se apresentará no palco e também no centro do Coliseu das Artes do espaço, levando os presentes a seguir os músicos dançando e cantando com muito confete e serpentina.
O público participou e dançou bastante durante a programação.
Foto: Igama/Divulgação
Carmen Macedo, gerente de Eventos do Igama, lembra que a programação é voltada, especialmente, para reunir as famílias em torno de um repertório repleto de marchinhas e sambas, revivendo o clima de antigos carnavais. “Recebemos adultos e crianças com segurança e conforto. O nosso baile infantil é programação com música, dança e muita diversão que nossos visitantes poderão desfrutar”.

Atração

Para animar o baile “Libertos na Folia” deste ano o percussionista Ezequiel dos Santos Souza e os quatro músicos de banda de fanfarra prepararam um repertório especial. “Vamos tocar clássicos como ‘Mamãe eu quero’, 'Bandeira Branca’ e ‘Jardineira’. Mas também vamos levar ao Polo Joalheiro muito samba, pagode, carimbó, lambada, merengue, axé e até música junina, tudo com ritmo de carnaval”, adianta Ezequiel, acrescentando que temas infantis, como “Balão Mágico” e “Xuxa” também estão na programação musical do baile.

Integram a “Ezequiel e Banda” os músicos Idenilson Oeiras, Adilson Almeida, Rosiel Sales, David Souza e Ezequiel dos Santos Souza, fundador da banda, que se apresenta apenas na época do carnaval.
Banda de fanfarra "Ezequiel e Banda".
Foto: Igama/Divulgação
Três músicos tocam instrumentos de sopro e dois de percussão. Para o percussionista Ezequiel a expectativa é que essa edição do “Libertos na Folia” repita o sucesso do carnaval passado, quando centenas de pessoas, principalmente crianças e adolescentes, dançaram ao som de músicas tradicionais, que relembram os antigos bailes de salão.

A banda de fanfarra completa 18 anos de existência, participando de eventos dentro e fora do Estado, como no Maranhão e em Macapá. Para este mês, entre as apresentações agendadas está um baile que será realizado em Santa Luzia do Pará, nordeste paraense. Esse é o quarto ano que a banda participa do baile do ESJL.

O “Libertos na Folia” faz parte da programação cultural gratuita do mês de fevereiro do Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro do Pará, que promove eventos culturais durante o ano. Muitos deles já se tornaram tradição, como "MagicAct", show de mágica e ilusionismo realizado com sucesso no último domingo (1º) no Coliseu das Artes do espaço, que há oito anos recebe o espetáculo.

Segundo Rosa Helena Neves, diretora executiva do Espaço São José Liberto e do Igama, realizar eventos culturais que promovam a divulgação das tradições culturais e artísticas é um dos objetivos do ESJL enquanto referência turística do estado. Na avaliação da diretora, disponibilizar programações culturais à cidade possibilita às famílias paraenses uma oportuna alternativa de lazer com conteúdo.

É necessário valorizar nossa memória cultural, bem como nossas tradições locais e nacionais. Entre os projetos que realizaremos em 2015 está, ainda, o ‘Ritmos do Pará’ e o ‘Festival Junino’, além de outras programações culturais de música popular e erudita, dança, literatura e teatro. Desde já, convidamos a todos para participarem desses eventos”, fala Rosa Neves. 

Serviço:
6º baile “Libertos na Folia”. Domingo (8), a partir das 17h, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Entrada franca. Informações: (91) 3344-3517.


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso