Encanto marajoara inspira designer de joias

Designer Emanuela Bergonzoni.
Foto: Mário Camarão
Confira o ensaio fotográfico realizado no Espaço São José Liberto com a designer italiana Emanuela Bergonzoni, em 2014, por ocasião do lançamento da coleção “Virtù Rivelate” (Virtude Revelada). A designer, que acumula mais de 30 anos de experiência na área da joalheria, depois de visitar a Ilha do Marajó, começou a elaborar a coleção, que revela suas virtudes, a força da natureza e sua universalização. Além do metal, as joias foram produzidas com material coletado na própria natureza, como patas de caranguejo, vértebras de jibóia, plumas de arara e caroços de açaí. Com texto exclusivo da jornalista Socorro Costa, as fotos têm a assinatura do fotógrafo Mário Camarão.

Virtù Rivelate

Ver o mundo por um filtro que intensifica os tons, visíveis e emotivos. Assim é o olhar da designer italiana Emanuela Bergonzoni sobre as particularidades da Amazônia. E é desse olhar único, alimentado pelo encantamento, que resulta um processo criativo singular, responsável pela concepção de joias que fascinam pela simplicidade dos metais utilizados e dos contornos. Uma singeleza destacada entre o colorido das gemas minerais, que se alia à rusticidade dos elementos da floresta.

Neste ensaio fotográfico, ambientado no cenário marcado pelas paredes históricas do Espaço São José Liberto, sede do Polo Joalheiro do Pará, a própria Emanuela empresta o charme da maturidade para realçar a beleza de brincos, colares, anéis, bracelete e broche – componentes de uma coleção de 20 peças - que remetem a uma Amazônia contemporânea, em harmonia com o tempo a sua volta, mas sem deixar o mistério e a magia da ancestralidade.

A prata, o bronze e o latão se fundem à cuia, à semente de saboneteira, à casca de coco, ao capim dourado, emoldurando ametistas, citrinos e quartzos. São joias que desfilam com elegância pelas ruas e pelos salões, com a mesma desenvoltura de quem passeia em um final de tarde ou desliza ao som apaixonado de um bolero.

Emanuela Bergonzoni caminha pela diversidade imensurável da Amazônia, bebendo em suas fontes cristalinas, se alimentando de seus frutos fartos e infindáveis, se deixando envolver inteiramente pelo calor dos trópicos, pelo misticismo de sua cultura milenar, pela criatividade que sopra de todos os quadrantes.

Suas joias são ornamentos para o corpo, deleite para os olhos, reconforto para espíritos que cultivam a beleza, em suas mais variadas formas.


Texto: Socorro Costa
Fotos: Mário Camarão
Modelo: Emanuela Bergonzoni
Joias: Coleção “Virtù Rivelate”, de Emanuela Bergonzoni
Make up: Cristiane Garcia
Produção: Luciane Fiuza
Locação: Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro do Pará


Leia também:


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso