São José Liberto sediará evento nacional sobre APLs de gemas e joias

Fachada do Espaço São José Liberto.
Foto: Igama/Divulgação
Depois do Espírito Santo (ES) e do Rio Grande do Sul (RS), o estado do Pará receberá o “III Workshop de Integração de Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Gemas e Joias”, a se realizar nos dias 24 e 25, no Espaço São José Liberto (ESJL)/Polo Joalheiro do Pará. O encontro de promoção e integração de ações de apoio aos APLs segundo suas necessidades e especificidades envolverá estados brasileiros e convidados de outros países em importante intercâmbio de experiências bem sucedidas na área, como o case do Programa Polo Joalheiro do Pará que, inserido no território criativo Espaço São José Liberto, será referendado durante o workshop.

A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Secretaria de Indústria Comércio e Mineração (Seicom) e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social que gerencia o ESJL.

O evento integra as ações do “Projeto para Estímulo à Inovação, Competitividade e Desenvolvimento Integrado da Cadeia Produtiva de Joias, Gemas e Bijuterias”, gerenciado pelo IBGM. Terão representatividade no evento APLs dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além de representantes dos segmentos do Programa Polo Joalheiro do Pará, tais como designers, ourives, lapidários, empreendedores individuais, micros empresários e mestres artesãos. 

Da programação técnica do workshop constam atividades variadas, como painel intersetorial, palestras, relatos e mural de experiências, além de oficina técnica para tratar, entre outros temas, sobre a joalheria artesanal e seus diálogos com a cultura e o turismo. Também estão agendadas apresentações de danças folclóricas e exposições dentro da programação cultural do encontro.

A gestão do Espaço São José Liberto e do Polo Joalheiro do Pará será abordada por Rosa Helena Neves, diretora executiva do espaço e do programa, no primeiro dia do workshop. A apresentação integra o Espaço Mural das Experiências, onde no segundo dia do encontro um representante do Sebrae Pará falará sobre as ações da instituição para o setor de gemas e joias/Programa Polo Joalheiro do Pará.

Carolina Lucena e Ângela Andrade, representantes do IBGM, participarão do Relato de Experiências, onde abordarão os resultados alcançados pelas ações realizadas ao longo do projeto.
Designer Sylvie Castro usa medalhão “7 Círculos” da coleção "Jardins Portugueses - SYO". A peça exclusiva foi confeccionada em filigrana manual com flor em esmalte azul e zircônias. Foto: Luís Simões/Divulgação
Outro destaque na programação é a participação da designer Sylvie Alves Castro, de Portugal. Proprietária da Syo, reconhecida empresa de joalheria artesanal, a designer prestará consultoria técnica aos participantes por meio da palestra “Syo – Quando a herança encontra o luxo”, na qual abordará a joia artesanal e as culturas do território como forças expressivas de uma marca. 

Durante o intercâmbio os participantes conhecerão mais sobre experiências desenvolvidas em outros polos joalheiros do Brasil e sobre a cultura portuguesa representada na joalheria autoral de Sylvie Castro e seu trabalho com a “filigrana”, marcado pela inovação e reinvenção de peças de joalheria. 

Mais informações: igama_secretaria@hotmail.com

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso