Pará apresenta atrativos na 41ª Feira de Turismo das Américas

Equipes da Paratur, Espaço São José Liberto e OS Para 2000 no estande "Pará, a obra-prima da Amazônia". Foto: Ascom/Paratur
Foi aberta oficialmente no fim da manhã desta quarta-feira (4), no Anhembi, em São Paulo (SP), a 41ª Feira de Turismo das Américas (Abav). Com o tema "Seu principal destino de negócios nas Américas", o evento inclui ainda o 40º Encontro Comercial Braztoa. Durante a abertura, o presidente da Abav Nacional, Antônio Azevedo, falou do orgulho em representar a qualidade superior dos serviços personalizados prestados para os turistas, “enquanto maior canal de vendas de viagens no país, que já concentra 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e projeta crescer este ano extraordinários 7,3%”.

"Este evento, que já era uma referência, passa a ser um marco fundamental da força turística do Brasil", complementou Azevedo, que formalizou a abertura da feira ao lado do Ministro do Turismo, Gastão Vieira, e outros nomes do turismo brasileiro.

A feira é um espaço privilegiado de promoção, divulgação e vendas, que reúne agentes de viagens e fornecedores de turismo nacional e internacional. De acordo com a organização da Feira de Turismo das Américas, a expectativa de público nos cinco dias do evento é de 30 mil profissionais do setor e 50 mil consumidores.

A Amazônia está no centro da atenção dos participantes da Feira das Américas, tendo como carro chefe os Estados do Amazonas e do Pará, que este ano tem um grande estande e uma programação variada de música, culinária e artesanato.Com o nome "Pará, a obra-prima da Amazônia", o estande mede 150m² e visa promover o destino Pará através da divulgação de seus produtos turísticos nos mercados nacional e internacional.
Estande do Governo do Estado na 41ª Feira de Turismo das Américas. Foto: Fernanda Scaramuzzini/Ascom Pará 2000
Artesanato - Na 41ª Feira de Turismo das Américas (Abav) o espaço destinado ao artesanato está estruturado por região, refletindo a diversidade de todos os Estados do Brasil. O Espaço São José Liberto mostra, no estande do Pará, um pouco da representatividade do artesanato que comercializa na Casa do Artesão, que concentra variadas tipologias do artesanato paraense, produzidas por cerca de 400 artesãos de 43 municípios do Pará. 

Mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), sendo gerenciado pela Organização Social Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), o Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará é considerado referência de território criativo e turístico da capital paraense.

Na Casa do Artesão podem ser encontrados adornos, manualidades, bolsas, sapatos, peças decorativas e utilitárias, brinquedos de balata (tipo de látex) e de miriti (palmeira da região), bem como réplicas de cerâmicas arqueológicas e tradicionais, feitas por 50 produtores paraenses.Além dos setores de joias, gemas e artesanato, dentro do conceito de Economia Criativa, a gastronomia também está representada no Espaço São José Liberto, onde são comercializados licores, bombons artesanais e outros produtos típicos da culinária paraense.

Fortes atrativos turísticos locais, o artesanato e a culinária paraense têm destacado o Estado do Pará na feira. A gastronomia tem um espaço especial para degustação de outras iguarias, como licor de jambu, cupuaçu, queijo de búfala e bolinho de tapioca. O tradicional "Cheiro do Pará" também tem atraído visitantes ao estande  com seu perfume peculiar, obtido pela mistura da raiz seca do Patchouli (herbácea da família das gramíneas) com outras raízes e cascas de árvores também perfumadas e típicas da região.

Atrações - Na área musical, entre outros destaques, haverá a apresentação de danças típicas do grupo Mistura Regional e, nesta quinta-feira (5), às 18 horas, a grande atração do Pará no palco central do Ministério do Turismo será a cantora Fafá de Belém, que leva ao palco um repertório atraente aos agentes e operadores que vendem o turismo paraense.

A participação do Pará no evento reúne, entre outros, Paratur, Setur, Abav-PA, Espaço São José Liberto, Pará 2000 (Hangar, Estação das Docas Mangal das Garças), além de empresas privadas, como a Amazon Icoming Service, especializada em cruzeiros e turismo de natureza.

“Esta é mais uma ação compartilhada entre o Governo do Pará, aqui representado pela Sedip, Setur, Paratur e outros órgãos, pela sociedade civil organizada, tendo a Abav como principal parceiro e a iniciativa privada. Nossa meta é dar continuidade à execução do Plano Ver-o-Pará, que sinaliza nossas estratégias para tornar o Pará líder em turismo na Amazônia até 2020”, disse Socorro Costa, que coordena a participação do Pará na Feira das Américas, que segue até domingo (8). A programação completa pode ser consultada no site www.feiradasamericas.com.br.

Texto: Benigna Soares/Paratur e Luciane Fiuza/Igama

Leia na Agência Pará de Notícias

Leia também: Show de Fafá de Belém é uma das atrações da 41ª Feira de Turismo das Américas/Abav

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso