Designers do Espaço São José Liberto participam da Pará Negócios

Criatividade e inovação são marcas das joias dos designers, como as da Coleção Tropicália, de Bárbara Müller
Os designers e microempresários do Grupo Universo Paralelo mostram, desde quinta-feira (22) passada até domingo (25), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, durante a Pará Negócios 2013, uma parte da sua produção de joias e acessórios de moda. Na segunda edição, a feira multissetorial promove eventos internos para o grande público e programação técnica para empreendedores de toda a região Norte, em uma promoção da Associação Comercial do Pará (ACP).

O Universo Paralelo é o mais novo empreendimento coletivo formado por designers e microempreendedores do programa Polo Joalheiro do Pará, que tem consultoria da jornalista especializada em moda e estilo Cristina Franco. São eles: Celeste Heitmann, Lídia Abrahim, Ivete Negrão, Marcilene Rodrigues, Joseli Limão, Bárbara Müller, Rosa Castro, Ivam Pereira e Erivaldo Jr.

O trabalho dos designers ocupa um dos mais de 150 estandes da feira, que este ano tem como tema “Tudo em um só lugar”. A promoção da ACP – segunda entidade empresarial mais antiga do Brasil, que congrega empresários de diversos setores – é voltada ao público em geral, empresários e consumidores. A Pará Negócios promove rodadas de negócios, oficinas, workshops, seminários e programação cultural, agregando outros eventos: a 11ª Outlet, Mamãe e Bebê, 3ª Pará Óptica e 4ª Pet Fair.

Bolsa assinada por Celeste Heitmann
Diferencial – A iniciativa de criar o grupo Universo Paralelo surgiu em abril de 2013, a partir da proposta de valorização e divulgação do trabalho manual e diferenciado desenvolvido por seus integrantes. É um design exclusivo que revela o delicado processo de concepção das joias e acessórios de moda, com destaque para a criatividade e uso de matéria-prima sustentável.

Segundo os integrantes do grupo, o resultado é um produto artesanal e luxuoso, oposto aos produtos com características populares, como os “made in China". A designer Marcilene Rodrigues ressalta que os participantes do grupo já têm uma carreira amadurecida. “Com essa união, pretendemos nos fortalecer para divulgar o nosso trabalho como designers e também a nossa cultura”, enfatiza.

Azulejos portugueses inspiraram Ivam Pereira. Foto: João Ramid
Entre os produtos que o público poderá encontrar no estande estão criações da designer Celeste Heitmann, que, entre outras peças, mostrará uma bolsa em camurça, com azulejos bordados a mão bordado a mão por Rosa Ventura e alça de madeira, e o porta-celular em couro, com detalhes em prata e incrustação paraense, técnica desenvolvida no Polo Joalheiro, que confere colorido especial à joia. Azulejos portugueses também inspiraram o designer Ivam Pereira, que leva para a feira peças da Coleção “O Luxo e a Riqueza da Amazônia”, dentre elas uma fivela de cinto.

A chita é destaque na criação de Bárbara Müller 
As peças da designer Bárbara Müller marcam vários momentos de sua carreira, como as da última coleção, “Tropicália”, e da coleção “Joias de Nazaré 2012”, entre elas o pingente “Santa Chita”, confeccionado em prata com o diferencial do tecido chita. "Estou adorando fazer parte do Universo Paralelo em um evento deste porte. A qualidade dos produtos é altíssima, a equipe é maravilhosa e as peças têm um design originalmente paraense, que já está sendo muito apreciado lá fora. Nada mais justo que estar disponível também em uma exposição na nossa cidade inspiradora", afirma.

Incentivo – A participação do Grupo Universo Paralelo na Pará Negócios tem o incentivo do governo do Estado, que apoia empreendimentos criativos formalizados nos setores de joias, moda e design, por meio das secretarias de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social gestora do Espaço São José Liberto.

O incentivo é resultado dessa parceria, prevista nas ações do Projeto + Vendas: Polo Criativo, que consiste no fomento à criação e produção visando promover a colocação dos produtos em canais de comercialização do mercado interno, como feiras, pontos de vendas na capital paraense e eventos turísticos e de economia criativa, culturais e intersetoriais.

Com esse propósito, o projeto desenvolve atividades de acesso ao mercado, apoiando a infraestrutura para instalação de estandes e pontos de venda, cedendo equipamentos e móveis, como vitrines e balcões. O apoio também inclui a inclusão das microempresas em agendas de feiras e eventos intersetoriais, lançamento de coleções de joias em exposições, realização de desfiles e articulação com a rede de parceiros para integrar eventos de natureza cultural, criativa, turística e de comercialização.

Segundo a diretora do Programa e do Espaço São José Liberto, Rosa Helena Neves, o apoio a projetos como o Universo Paralelo é uma importante ferramenta para consolidação e fomento à geração de negócios e se constitui como incentivo à conquista pelo profissional designer de novos mercados para além dos “muros” do Espaço São José Liberto e do Programa Polo Joalheiro do Pará.
Maxicolar Helicônia, de Lídia Abrahim: em marchetaria, madeira, osso, prata e chifre
Flora Natural, de Ivete Negrão: em prata com madeira, calcedônia, jaspe, citrino e ametista
A diretora informa, ainda que, para o ano de 2013, está previsto o apoio aos empreendedores criativos que participarão da 41ª Feira de Turismo das Américas, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), em São Paulo; da I Feira Internacional de Chocolate e Cacau da Amazônia e Flor Pará 2013, coordenadas pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), no Pará; e Um Olhar sobre Belém, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do Projeto Setorial Indústria na Região Metropolitana e Marajó.

Serviço: o estande do grupo de designers Universo Paralelo pode ser visitado de quinta-feira (22) a domingo (25), das 18 às 22 horas, na Feira Pará Negócios, que ocorre no Hangar. As peças são exclusivas.

Ascom/Igama

Fotos: Universo Paralelo e Igama - Divulgação

Leia também na Agência Pará de Notícias





Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso