Papa Francisco recebe imagem de Nossa Senhora de Nazaré

Papa Francisco recebe Imagem de Nossa Senhora de Nazaré como presente dos paraenses e da Amazônia. Foto: Rogério Santana - Ascom Governo do Rio de Janeiro

No final da tarde deste domingo (28), o Papa Francisco – que já se emocionara em frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil - recebeu mais um importante símbolo da devoção mariana no país: uma réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses. No Riocentro, o arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, entregaram o presente, encomendado especialmente para o Pontífice.

Eles levaram ainda uma bandeira nas cores do Pará e do Brasil, e entregaram a imagem durante o encontro do Papa Francisco com os jovens voluntários da Jornada Mundial da Juventude, último compromisso dele no Brasil, antes de retornar ao Vaticano, na noite deste domingo.

A receptividade do Papa emocionou Adenauer Góes, ao entregar o presente que representa a fé e a devoção dos cerca de 2 milhões de romeiros que, todos os anos, acompanham o Círio de Nazaré em Belém, capital do Pará.

“Eu disse a ele que, com esta imagem, nós levávamos a energia, a fé e o abraço fraterno do povo paraense, no cumprimento da missão que foi destinada a ele. Disse que a Virgem de Nazaré significava pra nós a Virgem desatadora de nós, e que ela era a mesma Virgem que ele começou a venerar após sua passagem pela Alemanha”, contou o secretário.

“Estou feliz e emocionado. Escrevemos um importante capítulo na história do nosso Estado, da devoção do povo paraense a Nossa Senhora de Nazaré. Entregar este presente significa fortalecer ainda mais o Círio de Nazaré como evento turístico e religioso no Pará”, acrescentou.

Comitivas de paraenses que foram para a JMJ e para a Expocatólica.
Foto: Benigna Soares -  Paratur/Divulgação

Vínculos - Dom Alberto Taveira, que esteve com o Papa na tarde da última sexta-feira (27), ouviu, ao lado de outros religiosos, as recomendações do Papa para a Amazônia, que segundo ele deve ser priorizada em diversos aspectos. Para o arcebispo, a entrega da réplica da imagem peregrina foi um importante passo para criar vínculos entre o Papa, a Amazônia, o Círio e o Pará. “Foi um momento de grande significado para todos nós. Ao entregar o símbolo maior do Círio ao Papa Francisco, estabelecemos um vínculo entre ele e a Amazônia. O momento representou uma grande alegria para a Arquidiocese de Belém”, afirmou Dom Alberto Taveira.

Na tarde da última sexta-feira (26), Dom Alberto Taveira coordenou a realização de uma procissão com a imagem peregrina original de Nossa Senhora de Nazaré, no Riocentro. “A Arquidiocese de Belém agradece ao Governo do Estado, através da Setur e da Paratur, por ter encomendado a réplica da imagem de Nazaré e nos dado esta oportunidade de presentear o Papa Francisco”, declarou Dom Alberto.

Réplica da imagem peregrina da padroeira dos paraenses que foi entregue ao Papa Francisco.
Foto: Fábio Figueira - Paratur/Divulgação

Presente - Artistas paraenses criaram e confeccionaram o presente ofertado ao Papa Francisco. A gemóloga e lapidária Leila Salame e o ourives Francisco de Assis Cardoso, profissionais do Polo Joalheiro do Pará, integraram a equipe responsável pela criação e confecção da réplica da imagem. O trabalho meticuloso dos profissionais destaca técnicas da joalheria paraense, desenvolvidas no Espaço São José Liberto, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

"A emoção é grande, por saber que a réplica da imagem foi entregue ao Papa. Esse trabalho de confeccionar um manto para a imagem de Nossa Senhora foi um sonho realizado, ainda mais por saber que o presente ficará eternizado ali, no Vaticano, junto ao Pontífice", enfatizou o ourives Francisco Cardoso.

A participação também foi marcante para Leila Salame. “Eu me senti emocionada por ter sido convidada para lapidar as gemas deste manto, pois sou católica e devota de Nossa Senhora de Nazaré”, ressaltou Leila, que já lapidou gemas para outros mantos de Nossa Senhora. A imagem ofertada ao Pontífice foi apresentada durante uma coletiva à imprensa, no último dia 16 de junho, no Centro Social de Nazaré.

Além de Leila Salame e Francisco Cardoso, integraram a equipe o escultor Max Santos, os artistas Jean Negrão e Socorro Lassance, e as irmãs da Congregação Coração Imaculado de Jesus.
  
Manto que cobriu a imagem entregue ao Papa Francisco.
Foto: Thiago Figueira - Paratur/Divulgação

Refinamento – A criação foi meticulosa em todas as fases, como na elaboração da escultura, que levou cerca de dois meses, e foi realizada em duas etapas. A peça foi toda esculpida, e depois recebeu a pintura em policromia.

De acordo com Max Santos, que há 13 anos trabalha como escultor de imagens e restaurador de antiguidades, a réplica foi confeccionada em cedro vermelho, policromia e folhas de ouro.

Socorro Lassance foi a artista responsável pela criação das caixas que conduziram o presente até o Rio de Janeiro. Jean Negrão criou o manto em tecido branco e ornamentado com bordados em fios dourados. No manto, o ourives Francisco Cardoso colocou filigranas, tramas e gemas. Entre a fundição do metal e a cravação das gemas, o trabalho durou aproximadamente 15 dias. O ourives também foi responsável pela confecção das coroas e do broche do manto.

Coroas da réplica da imagem entregue ao Pontífice. Foto: Thiago Figueira - Paratur/Divulgação 

As coroas de Nossa Senhora de Nazaré e do Menino Jesus são em prata, banhadas em ouro 18 quilates, com 24 diamantes e 12 rubis. No manto foram utilizadas 18 ametistas, 10 águas marinhas, um citrino, uma esmeralda e mais de 500 cristais tchecos. Leila Salame explicou que as gemas minerais, principalmente as ametistas, são características da região, com grandes jazidas no Pará.

No detalhe, broche criado por Leila Salame. Foto: Thiago Figueira_Paratur/Divulgação



A arte da lapidária Leila Salame deu o toque especial ao broche do manto. Confeccionado em ouro, com diamante, safira e ametista, em lapidação navete, o broche ganhou ainda a lapidação diferenciada com grafismos marajoaras, técnica desenvolvida pela profissional paraense, formada na antiga Escola Técnica Federal do Pará.

Leila Salame é uma das profissionais mais requisitadas entre os produtores de joias locais. O trabalho inovador já rendeu à Leila Salame um capítulo no Manual de Lapidação Diferenciada de Gemas, publicado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e governo federal, com organização do designer de joias Adriano Mol, que destacou o domínio técnico, graciosamente aplicado, em conjunto com o riquíssimo acervo gráfico marajoara, configurando-se em um dos mais expressivos trabalhos de lapidação diferenciada do Brasil. (Com a colaboração da Ascom/Igama).

Texto: Benigna Soares/Ascom Paratur  

Fonte: Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso